1 2
Claws
Player

Outfit
Pharos
Level 39
Mage
5 days 7 hours ago

Hoje escrevo esta mensagem não apenas para me despedir de um jogo, mas também para compartilhar um sentimento que acredito ser comum a muitos jogadores brasileiros que fizeram parte desta comunidade ao longo dos anos.

Antes de qualquer crítica, quero deixar algo muito claro: este é, sem dúvida, um dos melhores jogos que já joguei. Um jogo que me proporcionou amizades, desafios, momentos inesquecíveis e milhares de horas de diversão. Por muito tempo, ele fez parte da minha rotina e ocupou um espaço importante na minha vida.

Justamente por gostar tanto deste jogo, é triste perceber que ele sempre esteve nas mãos erradas.

Ao longo dos anos, muitos jogadores brasileiros dedicaram tempo para ajudar a comunidade. Reportamos bugs, identificamos exploits, sugerimos melhorias, auxiliamos novos jogadores e tentamos contribuir para que o jogo se tornasse melhor. Fizemos isso não porque éramos obrigados, mas porque realmente nos importávamos.

Infelizmente, a sensação que fica é que nunca fomos ouvidos.

Diversos problemas foram reportados por jogadores brasileiros durante meses e, em alguns casos, durante anos. Relatórios detalhados, evidências, sugestões e alertas foram constantemente ignorados. No entanto, quando exatamente os mesmos problemas eram reportados por determinados jogadores europeus, especialmente aqueles com proximidade da equipe ou dos GMs, as correções surgiam em questão de dias ou até mesmo horas.

É impossível não perceber esse padrão.

Com o passar do tempo, a impressão se tornou cada vez mais clara: brasileiros não são bem-vindos. Não importa o quanto contribuamos, não importa quantos problemas identifiquemos ou quantas vezes tentemos ajudar. Nossa voz simplesmente não possui o mesmo peso.

E isso é lamentável.

Porque a comunidade brasileira sempre esteve entre as mais apaixonadas, dedicadas e ativas do jogo. Sempre houve pessoas dispostas a ensinar iniciantes, criar conteúdo, movimentar servidores e fortalecer a comunidade. Mesmo assim, frequentemente fomos tratados como jogadores de segunda categoria.

Nos últimos anos, eu já não jogava ativamente. Ainda assim, continuei acompanhando o desenvolvimento do jogo. Sempre que identificava um possível problema, procurava alertar a equipe. Sempre que via algo que poderia prejudicar o futuro do jogo, tentava reportar diretamente aos responsáveis.

Na maioria das vezes, fui completamente ignorado.

Ainda assim, continuei tentando, porque acreditava que talvez as coisas pudessem mudar.

Hoje, não acredito mais nisso.

Quero agradecer sinceramente por tudo o que vivi dentro deste jogo. Pelas amizades, pelas aventuras, pelos momentos de diversão e pelas memórias que levarei comigo. Nada disso será apagado.

Mas também não posso ignorar tudo o que vi acontecer ao longo dos anos.

Por isso, este será meu último contato com o jogo e com sua comunidade.

Saio sem raiva, sem ressentimento e sem a intenção de convencer ninguém a fazer o mesmo. Cada jogador deve tirar suas próprias conclusões. Apenas sinto que, depois de tantos anos tentando ajudar, chegou o momento de encerrar este capítulo.

Desejo boa sorte aos jogadores que permanecerão por aqui e espero, sinceramente, que um dia esta comunidade seja tratada com o respeito e a consideração que merece.

Obrigado por tudo.

Adeus.
Carinhosamente, Law.
Gelik Cuida
Premium

Outfit
Pharos
Level 10
Mage
5 days 6 hours ago

A sensação de tristeza lendo esse post é exatamente a descrição do que sentimos ao longo de todo esse tempo.
Um jogo que tem a melhor jogabilidade que já experimentei.
A comunidade brasileira é apaixonada por jogos desse estilo MMORPG 2d, porém é muito frustrante perceber que a staff, GM e membros da administração do jogo tem seu lado preferido. O que nunca deveria acontecer.

Chega até ser vergonhoso no mundo dos desenvolvedores postura como essa.

Zezenia o longo de anos, perdidos, com sempre a mesma sensação:
"um jogo que tinha tudo para ser , e nunca foi".

Jogamos pela paixão da jogabilidade entre tantas as dificuldades e injustiças.

Vlw man, abraço, e boa diversão.
Eva Notty
Premium

Outfit
Pharos
Level 240
Mage
5 days 6 hours ago

This guy wrote a whole story book just to say he’s leaving the game.

Later kid
Heriote Zitan
Player

Outfit
Pharos
Level 134
Warrior
5 days 6 hours ago

O problema infelizmente não é somente nesse jogo, infelizmente na maioria das coisas da vida o brasileiro só tem a paixao, dedicação e empenho pra oferecer, e infelizmente, no mundo do 5x1 (USD) ou 6x1 (Euro) isso não é lucrativo, por esse motivo BR é "Ignorado", aí, muitos podem dizer: "Ah, mas tal jogo faz isso, jogo x tem isso, jogo y tem aquilo", Provavelmente isso é porque o outro lado é solido o suficiente pra sustentar o lado que não gera lucro apenas custo, tudo na loja pra brasileiro é mais barato, pets, premium cards, outfits, basicamente tudo é subsidiado e ainda sim pra maioria pode ser até caro, para nós, beira os 25% de redução de preço em comparação a qualquer outro país, falar que a comunidade BR nunca foi assistida no zezenia é a maior mentira existente, somente porque não houve um servidor BR que provavelmente teria mais de 70% de chances de não ser sustentavel e não ter uma comunidade muito ativa, e não, isso não atrairia novos jogadores apenas por ser um "SA Server".
Todo mundo ja foi beneficiado nesse jogo, falar que não é a maior mentira existente, a maior delas eu acabei de citar acima.
Eva Notty
Premium

Outfit
Pharos
Level 240
Mage
5 days 6 hours ago

Cheers to The little emo who made a name for himself !

From getting Baron to pay your internet so you can play zezenia

To paying hunted to Kurtius

To getting sent to Elysium by Cream

To getting level 650 in 2 months

To getting handed Pharos

To getting to be a mapper

To getting fired for corruption

You had a nice zezenia career ! Cheers on your journey Lawliet may god bless you and your mental health

Cheers,
Your friend Cream
Meabmei Saauu
Premium

Outfit
Aegis
Level 410
Mage
5 days 6 hours ago

Goodbye kid, so long with bug abusers, cavebotters and corrupt “mapper”.

P.s. you will not leave anyway, you just want attention.
Menino Jesus
Player

Outfit
Pharos
Level 50
Warrior
5 days 5 hours ago (Last edited 5 days 5 hours ago)

Everyone loses... Brazilian players have been carrying the game on their shoulders for the past few years, making videos of quests, bosses, interesting information, creating Discord groups for players of all nationalities, and organizing the respawn.

If it weren't for the many who are here, I believe the game wouldn't even exist anymore; servers like Pharos would have 0 players online for most of the day.

Congratulations to those who still persevere here.

Brazilians or South Americans in general are neither respected nor welcome.

When these people give up playing or find another hobby, we can say that the game will largely end. I'm sure that 60% of the players still active in both Elysium and Pharos are Brazilian.
Eva Notty
Premium

Outfit
Pharos
Level 240
Mage
5 days 5 hours ago

Siri play Cry me a River by Justin Timberlake
Pantela
Player

Outfit
Elysium
Level 468
Ranger
S8
S5
S4
24
25
96K
5 days 5 hours ago

Essa parada de generalizar BR x o mundo é foda. Síndrome de vira-lata...

Eu não tô aqui pra defender ninguém, mas não é uma coisa contra brasileiros. Eu sou bem tratado, reporto bugs que são corrigidos, sou recompensado pelo meu trabalho para a comunidade e já dei sugestões que foram implementadas no game.

Não tem uma staff gigante, isso é sabido desde que o jogo abriu. O dono atual trata como um hobby e é isso. No momento que vcs perceberem que é só isso, a expectativa com o jogo diminui.

Eu concordo que é um puta jogo divertido, eu nunca joguei tanto alguma coisa quanto zezenia. Apesar do meu level não ser exorbitante pq eu acho hunt hardcore meme, todo dia eu entro e faço nem um yasin que seja.

Te desejo sorte no próximo capítulo da sua jornada!
Gelik Cuida
Premium

Outfit
Pharos
Level 10
Mage
5 days 4 hours ago

Quoting Heriote Zitan:
O problema infelizmente não é somente nesse jogo, infelizmente na maioria das coisas da vida o brasileiro só tem a paixao, dedicação e empenho pra oferecer, e infelizmente, no mundo do 5x1 (USD) ou 6x1 (Euro) isso não é lucrativo, por esse motivo BR é "Ignorado", aí, muitos podem dizer: "Ah, mas tal jogo faz isso, jogo x tem isso, jogo y tem aquilo", Provavelmente isso é porque o outro lado é solido o suficiente pra sustentar o lado que não gera lucro apenas custo, tudo na loja pra brasileiro é mais barato, pets, premium cards, outfits, basicamente tudo é subsidiado e ainda sim pra maioria pode ser até caro, para nós, beira os 25% de redução de preço em comparação a qualquer outro país, falar que a comunidade BR nunca foi assistida no zezenia é a maior mentira existente, somente porque não houve um servidor BR que provavelmente teria mais de 70% de chances de não ser sustentavel e não ter uma comunidade muito ativa, e não, isso não atrairia novos jogadores apenas por ser um "SA Server".
Todo mundo ja foi beneficiado nesse jogo, falar que não é a maior mentira existente, a maior delas eu acabei de citar acima.

Acho que talvez você não seja brasileiro pela maneira que escreve, ou então não compreendeu uma única palavra do que foi dito acima. Em que momento alguém ai retratou o que você disse nessa postagem?

O que acho fantástico vendo você escrever é que você não deixa a lógica te atrapalhar, genial.
1 2